Gestão de Compras

5 Melhorias para o seu Setor de Compras

Você já pensou em melhorias para o seu setor de compras?

O setor de compras de uma empresa é detentor da responsabilidade de adquirir insumos para manter o bom funcionamento organizacional.

Assim, procurar melhorá-lo constantemente é necessário para o sucesso da empresa.

Portanto, no presente artigo elencamos as 5 melhorias que você pode fazer no seu setor de compras, elevando-o a outro patamar em relação à concorrência.

Por que é necessário fazer melhorias no setor de compras?

Para responder essa pergunta, temos que ser um pouco “clichês”. 

Pensa conosco, todos querem melhorar, certo? Seja na vida profissional ou pessoal.

O mesmo funciona com as empresas, que buscam e sempre devem buscar a excelência, caso contrário, serão engolidas pelo mercado ou por empresas que possuem processos mais eficientes.

Portanto, levando em consideração o setor de compras, vale ressaltar que ele não se difere em relação ao setor produtivo, logística ou financeiro. 

As empresas cada vez mais devem fazer melhores compras e gerenciar de forma eficiente seus estoques

Além de, é claro, interligar o sistema inteiro com a logística interna e externa.

Assim, as melhorias feitas em ambientes empresariais tem apenas um objetivo: gerar valor ao cliente numa proporção que ele jamais abandone ou passe a utilizar outras empresas concorrentes.

5 Melhorias para o seu Setor de Compras

Após apresentarmos a importância de desenvolver cada vez mais o seu Setor de Compras, agora iremos mostrar para você as 5 principais melhorias que podem ser aplicadas na sua empresa! 

1° Melhoria: Invista seu tempo para otimizar às compras que irão gerar impacto no seu preço de venda

Em outras palavras, pare de perder tempo em produtos que não agreguem tanto ao seu produto final e, consequentemente, ao seu cliente.

Com toda certeza, você tem conhecimento dos insumos e matérias-primas que mais impactam o preço final do seu produto acabado. 

Portanto, é neles que você deve focar em reduzir preços, prazos ou até substituir por outros insumos, se for o caso.

Contudo, nós da Proxpect, sabemos da dificuldade da gestão industrial de entregar esse tipo de informação ao setor de compras. 

Assim, recomendamos a aplicação de uma ferramenta de gestão muito importante: o Gráfico de Pareto (conhecido também como Diagrama de Pareto ou Curva ABC). 

Nele, você obterá uma visão clara de quais insumos possuem uma maior representatividade no seu produto final e, assim, poderá focar assertivamente em como e quais produtos negociar melhor, podendo reduzir drasticamente seus gastos.

2 – Invista sempre em qualidade, mas também pense no custo-benefício

Certamente você já ouviu a expressão: “o barato sai caro”. 

Portanto, quando realizar uma compra, apesar do preço, geralmente, ser o fator preponderante, cuidado! Você pode estar, futuramente, comprometendo sua produção, sua qualidade, sua marca, seu faturamento e por fim seus clientes.

Assim, vale a pena avaliar o quanto seus insumos ou matérias-primas comprometem sua qualidade. 

Sendo assim, sugere-se investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos, assim como cercar-se de pessoas qualificadas para que possam sempre buscar alternativas viáveis à sua organização.

Além disso, as compras e negociações também são fatores significativos quando se fala em custo-benefício.

Portanto, no momento da compra, fique atento ao seu fluxo de caixa e, principalmente, ao seu capital de giro, pois não atentar-se a esses dois itens pode ser fatal para a saúde financeira da sua empresa.

Deste modo, verifique sua disponibilidade monetária para assumir compromissos com fornecedores e compre somente com os volumes e prazos de acordo com o seu fluxo de caixa.

3 – Qualifique seus fornecedores

Uma das partes mais importantes da gestão no setor de compras são os fornecedores e suas respectivas avaliações e qualificações atribuídas pela sua empresa.

Assim, a qualificação dos fornecedores vem se tornando algo essencial neste mercado tão acirrado. 

Portanto, compromisso com a qualidade dos produtos e serviços prestados a sua empresa devem ser requisitos mínimos a serem preenchidos.

Para qualificar um fornecedor, existem várias maneiras efetivas e que trazem bons resultados para a sua análise. Assim trouxemos para você três ações que podem ser tomadas pela sua organização:

A primeira é pesquisar informações do fornecedor na internet, revistas e entre outros meios. A aplicação de questionários também são bem-vindos.

A segunda é obtendo referências comerciais de outras organizações do mesmo setor.

E por fim, e não menos importante, estabeleça um bom relacionamento, por meio de algum contato já feito com o fornecedor, seja em negociações, pessoalmente ou por terceiros. 

Entretanto, vale ressaltar que cada empresa pode utilizar os critérios considerados mais importantes para suas estratégias. No entanto, recomendamos que os seguintes pontos sejam avaliados:

  • Qualidade na prestação do serviço;
  • Agilidade de entrega;
  • Reputação da empresa perante a sociedade;
  • Experiência de mercado.
  • Bom ambiente de trabalho;
  • Boas empresas como referências comerciais;
  • Disponibilidade de produto;
  • Bom relacionamento com clientes;
  • Flexibilidade para mudanças em pedidos em termos de especificação, prazo de entrega e quantidade;
  • Preço justo e de acordo com o mercado;
  • ISOs.

4 – Compre com base no seu PCP

O setor de compras deve estar em sincronia com o setor de PCP (Processo e Controle de Produção) da empresa, já que, só assim, mitigam-se os riscos de comprar sem necessidade.

Portanto, alguns pontos podem ser elencados para que seu PCP trabalhe bem com seu setor de compras, como:

  • Avaliação frequente do inventário/estoque da empresa;
  • Análise atenta dos pedidos de venda;
  • Atualização frequente de como está a produção e suas respectivas ordens de produção;
  • Entendimento dos prazos de ressuprimento em relação a demanda de produção;
  • Conhecimento acirrado do leadtime de produção.

5 – Invista em um sistema de gestão para compras industriais

Invista em tecnologia!

Infelizmente, nos dias atuais, algumas empresas ainda seguem o modelo tradicional de cotações, no qual gera uma grande carga operacional, sendo totalmente limitado e custoso para as empresas.

Nesse sentido, a Proxpect possui um software projetado especialmente para automatizar e cuidar de toda a gestão do setor de compras industriais. 

Os diferenciais da Proxpect são a automatização de processos do setor de compras com diversas funcionalidades, como: prospecção de fornecedores, indicadores automatizados, comparativo eficiente das respostas recebidas com foco na assertividade da compra, otimização das análises do comprador, negociações controladas, e gestão de cotações, compras e fornecedores. 

Em pouco tempo de utilização já é possível ver resultados positivos para a sua empresa. 

Assertividade de 100% na compra, aumento da prospecção de fornecedores, redução do leadtime de compra e, um dos mais determinantes para o sucesso, redução de custos de 4% a 10% em média.

A Proxpect pode ajudar você a implementar as melhorias!

Quer saber como a Proxpect pode ajudar sua empresa a implementar essas 5 melhorias para o seu Setor de Compras, e consequentemente, melhorar seu setor de compras?

Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Compartilhe:

Confira outras postagens

Compras preditivas: como usar dados para antecipar demandas em 2025
Chaves para uma comunicação interna empresarial eficaz
Sustentabilidade em compras
Análise de Pareto
Garanta o sucesso da sua empresa: mantenha o seu estoque ligado a outros setores da empresa
Você é um comprador executor ou um comprador estrategista?

Fale com um especialista e transforme sua gestão

Nossa equipe está pronta para entender suas necessidades e mostrar como a Proxpect pode ajudar sua empresa a reduzir custos e ganhar mais agilidade.

Fale com especialista