Gestão de Compras

Análise de Dados para decisões em Compras

Você já pensou o quão é importante a análise de dados para decisões em compras empresariais?

A sondagem de dados é uma ferramenta poderosa que possibilita que as empresas entendam seu ambiente de negócios, aprimorem a eficiência operacional, atendam às expectativas do cliente e tomem decisões mais embasadas e estratégicas.

Assim, conhecer os principais passos e entender da importância de uma boa análise de dados é essencial para a sua empresa que deseja se aproximar cada vez mais do mercado que está inserida. 

Importância de olhar para os dados

Os dados trazem informações importantes para o presente e futuro. Assim, saber coletá-los, interpretá-los e utilizá-los de forma correta pode trazer bons frutos.

Atualmente, é comum a utilização do Business Intelligence (BI) para a elaboração de projetos e estratégias de negócios. 

Também chamado por Inteligência Empresarial, esta técnica refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.

Portanto, o Business Intelligence é fundamental para empresas que buscam uma abordagem baseada em dados para aprimorar seu desempenho e competitividade no mercado.

Além da utilização das ferramentas de BI, a atenção dada às tendências, padrões e oportunidades de mercado é necessária!

Assim, manter-se informado sobre o mercado, pesquisar e estudar predisposições do segmento que você está incluso, traz dados e informações essenciais. 

Pode parecer um conselho simples, mas separar um tempo do seu dia, mesmo que seja 15 minutos, para acessar as notícias cotidianas ou ler sobre uma nova tendência, permite que você tenha conhecimento de novas áreas e se prepare para possíveis desafios empresariais.

Olhe e perceba o mercado que você está inserido!

Dicas para uma boa análise de dados

A análise de dados desempenha um papel fundamental na tomada de decisões empresariais nos tempos modernos. 

Portanto, aqui vai algumas dicas para você realizar uma boa análise de dados:

1. Defina um objetivo

Definir um objetivo para uma investigação de dados é necessário, afinal, você não irá analisar algo “por analisar.” 

Portanto, quando der o primeiro passo, responda essas perguntas:

Por que estou analisando estes dados? 

O que isso irá gerar para a minha empresa?

2. Escolha a métrica analisada

É importante que você tenha conhecimento dos indicadores de desempenho que serão utilizados neste processo. 

São métricas de clientes? São indicadores de custos?

Conheça as métricas e seus impactos no processo da sua empresa.

3.Substitua planilhas por ferramentas automatizadas

Pode ser uma dor no coração para quem é amante de planilhas (assim como eu), porém, as planilhas trazem processos manuais e podem trazer incertezas por falta de padronização. 

Portanto, utilize ferramentas, como as de BI, para recolher e armazenar estes dados.

4. Fonte de dados

Conheça o local que você está extraindo as informações. 

É do seu banco de dados?

São pesquisas de mercado?

São análises de outras empresas?

Tenha certeza de que estes dados são de fontes confiáveis. 

A atenção tem que ser redobrada!

Afinal, analisar dados impacta nas decisões de compras?

Com toda certeza!

Analisar dados de economia, custos, processos e demais informações impactam nas decisões de compra de uma empresa.

Saber o quanto comprar, o quanto é possível economizar em uma negociação, qual o processo da sua produção, o que seus concorrentes estão utilizando para se destacar, entre outras informações, é essencial. E isso tudo pode obter com uma boa análise de dados!

Você sabe analisar os dados do setor de compras da sua empresa?

Dados como de economia, tempo gasto no processo de cotações e negociações…e claro, os dados que não são metrificados ou que se perdem em milhares de planilhas.

Metrificar estes dados traz agilidade, precisão e assertividade nas compras da sua empresa. 

Com a ferramenta de Gestão de Compras da Proxpect, você tem seu processo de compras metrificado e indicadores prontos para a sua análise. 

Conheça mais sobre a plataforma com o nosso time de especialistas

Compartilhe:

Confira outras postagens

Compras preditivas: como usar dados para antecipar demandas em 2025
Chaves para uma comunicação interna empresarial eficaz
Sustentabilidade em compras
Análise de Pareto
Garanta o sucesso da sua empresa: mantenha o seu estoque ligado a outros setores da empresa
Você é um comprador executor ou um comprador estrategista?

Fale com um especialista e transforme sua gestão

Nossa equipe está pronta para entender suas necessidades e mostrar como a Proxpect pode ajudar sua empresa a reduzir custos e ganhar mais agilidade.