Você já ouviu falar sobre a Análise de Pareto?
Atualmente, todas as empresas desejam reduzir seus custos operacionais e aumentar seus lucros,certo?
Com esse foco na redução de custos, o uso de técnicas, como a Análise de Pareto (ou Curva ABC) podem, realmente, ajudar a alcançar esse objetivo.
Portanto, no presente artigo, apresentaremos técnicas de aplicação da Curva ABC ou o gráfico de Pareto no seu setor de compras.
Análise de Pareto e sua história
A Análise de Pareto recebeu este nome devido ao seu criador, o economista italiano Vilfredo Pareto (1848 – 1923).
No ano de 1896, Vilfredo observou que 20% (vinte por cento) das pessoas possuíam 80% (oitenta por cento) da riqueza na Itália, dispostas nas terras férteis para produção alimentícia.
Assim, com a sua análise, foi possível verificar que esse princípio, conhecido como regra 80/20, poderia ser aplicado a quase todos os outros cenários de distribuição, incluindo gastos.

Análise de Pareto nas compras da sua empresa
A aplicação da Análise de Pareto ao gasto total das compras de uma empresa identifica os itens que o processo de compras pode se concentrar para reduzir seus gastos.
Assim, em uma distribuição normal, 80% (oitenta por cento) dos gastos são feitos em 20% (vinte por cento) das compras feitas.
Portanto, uma vez estabelecido, esta técnica pode identificar os materiais, produtos e serviços que estão sendo comprados para categorizar aqueles que podem ser abordados para reduzir custos e preços.
Logo, com a Análise de Pareto, o setor de compras pode usar essas informações juntamente com outras análises para criar estratégias de compras que atendam às suas metas organizacionais.
Análise de Pareto e os custos da sua empresa
O foco no custo só pode ser alcançado se, no processo de compras, houver a identificação dos custos e a formulação de estratégias de compras para gerenciar e reduzi-los.
Portanto, para utilizar a Análise de Pareto em prol da redução de custos, o primeiro passo é analisar os gastos para estabelecer quais custos podem ser reduzidos ou eliminados.
Analisar seus custos incluem os seguintes benefícios:
- Redução de custos;
- Níveis mais baixos de estoque;
- Gerenciamento aprimorado de fornecedores.
Estes benefícios permitem reorientar os recursos em questões estratégicas comerciais e de fornecedores.

Benefícios da Análise de Pareto
Na aplicação da Análise de Pareto, é proposto, portanto, que sejam reduzidos os gastos com as compras encontradas nos 20% (vinte por cento).
Assim, as aquisições diminuem o ranking e saem da faixa de 20% (vinte por cento) para serem substituídas por outro item dos 80% (oitenta por cento) restantes.
Isso inicia um ciclo constante de análise e avaliação para garantir que os materiais, produtos e serviços adquiridos sejam rentáveis e comprados pelo preço certo.
Essa redução nos gastos terá um impacto direto nos resultados e no retorno do investimento.
Outras aplicabilidades da Análise de Pareto
A priorização é necessária para qualquer organização.
No entanto, é, especialmente, crucial para a função de compras com recursos limitados e dependente de partes interessadas.
Entretanto, à medida que as compras amadurecem dentro de uma organização, o fornecimento começa a gerar retornos decrescentes.
Assim, os objetivos evoluem para incluir métricas além da economia (como risco e eficiência).
Logo, isso significa, aplicar o princípio de Pareto ao seu perfil de gastos não é mais suficiente.
Portanto, para continuar agregando valor, a análise precisa, em algum momento, focar em outras estratégias para melhorar sua eficiência.
Eis algumas áreas de foco possíveis para a aplicabilidade de Pareto:
- Produtos mais comprados;
- Itens/produtos com mais atrasos;
- Lead time de compras por produto ou fornecedores;
- Dependência de fornecedores;
- Marcas de produtos mais comprados;
- Impacto no life cycle;
- Volume de negociações feitas por fornecedores ou produtos.

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Neste sentido, nossa plataforma de Gestão de Compras reconhece as compras feitas pela empresa e gera gráficos de Pareto para o comprador, juntamente com o gestor da área tomarem as melhores decisões.
Como a redução de custos e a busca por excelência ocorre em qualquer organização, isso só depende de você!
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