Você conhece maneiras de como implementar o Supply Chain na sua empresa?
Um dos temas mais abordados atualmente, sem dúvidas, é o supply chain.
Ele está presente em quase todas as indústrias, já pensou nisso?
Imagine: você quer comprar uma polia ou chapa, porém a empresa fala que este produto está em falta. Você não ficaria insatisfeito? O que faria na hora?
Pois bem, geralmente a falta de determinado produto pode estar correlacionado com a má gestão de supply chain da organização.
O que é Supply Chain?
Supply Chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”.
Assim, ela é responsável por acompanhar todas as etapas do processo produtivo da empresa, desde a retirada da matéria-prima ou insumo até a entrega ao cliente final.
Em suma, o supply chain inicia na compra (e por isso está tão intimamente ligada ao setor de compras) e termina, finalmente, na distribuição até o cliente.
Logo, o Supply Chain, em plena execução dentro da empresa, tem como principal objetivo aprimorar produtos e entregar melhores serviços para seus clientes.
Trazendo para a prática, imagine você comprando uma chapa para fabricar um equipamento.
Você compra este insumo somente após verificar a disponibilidade com o setor de estoque que, por conseguinte, envia a ordem de produção ao PCP. Sendo que, depois, se tem toda a logística de transporte e armazenamento interno na empresa que deve ser registrado.
Em seguida, essa chapa é levada ao processo produtivo para agregar valor ao produto a ser fabricado.
Assim, ao final do processo, o produto ainda deve ser embalado e acondicionado.
Portanto, a venda e o transporte até o cliente são as fases finais.
Deste modo, para que tudo isso funcione, cada etapa citada depende de várias operações que podem integrar desde fornecedores, infraestrutura, materiais e profissionais, completando um processo, que pode ser bem complicado e extenso.
Portanto, é preciso realizar um controle rigoroso e uma integração de todos os setores da empresa de forma harmoniosa e sem falhas para garantir que tudo funcione corretamente.

Supply Chain x Logística
Lendo os parágrafos antecedentes, você pode ficar se questionando sobre qual a diferença entre o supply chain e logística, correto? Tudo parece muito igual…
O fato é que você vai notar que muitas vezes esses dois termos se chocam e às vezes são considerados sinônimos ou até se completam.
No entanto, existem divergências em relação a essas duas palavras.
A diferença entre logística e supply chain é que a primeira é responsável pela movimentação de produtos e insumos dentro da empresa (processos internos), já o segundo está interligado também externamente, ou seja, no trato com outras empresas (fornecedores, fabricantes, distribuidores, etc).
Logo, a logística age no gerenciamento de compra, armazenamento e transporte de insumos e matérias-primas.
Diferentemente do supply chain, que cuida estrategicamente de todo o processo.
Em resumo: uma não existe sem a outra.
Portanto, sem a logística, a gestão de supply chain será falha na sua empresa, pois produtos podem não ser entregues ou produzidos no prazo combinado.

Benefícios de uma boa gestão de Supply Chain
A gestão integrada de supply chain pode, quando bem implementada, trazer muitos benefícios, como:
- Equalização de estoque: Quanto mais elevado os níveis de estoque, maiores são as despesas e o contrário pode gerar problemas com a entrega dos produtos manufaturados. Assim, manter o número ideal de estoque representa redução de custos operacionais e fornece matéria-prima na quantidade exata para a sua produção.
- Qualidade nos produtos e serviços oferecidos: Cada vez mais os clientes estão exigentes e cada vez menos apegados às empresas e marcas. Neste sentido, se faz necessário monitorar de perto a qualidade dos produtos e serviços que são ofertados para não perder faturamento. A gestão de supply chain permite uma maior eficiência nos processos e um nível de qualidade superior.
- Agilidade na resolução de problemas: A flexibilidade nas soluções de problemas e a precisão das soluções propostas para combater os problemas das empresas são cruciais na indústria. Como o gerenciamento de supply chain é integrado a todos os setores de uma empresa, o diagnóstico e a resolução de problemas se torna mais fácil e rápida.
- Controle dos processos: Quando os processos são gerenciados por um de maneira integrada, todas as etapas, pedidos, quantidades e, principalmente, qualidade são controlados e verificados. Sendo assim, isto dá a organização, naturalmente, melhorias e otimização de suas estratégias e ações praticadas.
- Redução de custos operacionais: Se você gerencia melhor seu estoque, produz com mais eficiência, tem controle sobre todos os seus processos internos e externos e tem agilidade na tomada de decisão. Isso lhe trará redução de custos.
O Supply Chain pode sim ser implementado na sua empresa! Mas como?
Como o supply chain foca na integração de processos e na otimização das atividades de uma empresa, pode-se dizer que para implementá-lo, processos e setores, devem ser integrados e atuarem em conjunto.
Portanto, empresas precisam ter colaboradores capacitados e com conhecimentos específicos na causa para que possam criar, executar e monitorar a gestão da cadeia de suprimentos.
Dois fatores podem potencializar a implantação do supply chain na sua organização e que nós, da Proxpect, observamos que vêm se tornando fundamentais: A primeira é a cultura organizacional e a segunda é a comunicação entre as partes interessadas (stakeholders).
A primeira consiste em criar valores e princípios para que toda a empresa entenda quais são os objetivos e a importância de implantar tal metodologia, criando assim um propósito em comum entre colaboradores.
Já a comunicação tem sua importância no quão ágil e assertivas elas são. Quanto mais eficientes, maior é a tendência do supply chain funcionar, uma vez que obter informações relevantes no tempo certo é significativo para o êxito nos resultados esperados.
Não menos importante, a formatação de equipes focadas no atendimento aos clientes e suas principais dores podem trazer informações chaves para desenvolver um sistema integrado de supply chain que potencialize os resultados de sua empresa.

Invista no Supply Chain da sua empresa
A implementação de uma cadeia de suprimentos eficiente permite que as empresas respondam de forma mais ágil às mudanças no mercado e nas demandas dos clientes.
Em resumo, a adoção de uma cadeia de suprimentos bem estruturada na indústria não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também fortalece a resiliência das empresas, tornando-as mais competitivas em um ambiente de negócios dinâmico e desafiador.