Você está precisando de uma maior precisão no seu banco de dados?
Hoje é dia de falar da segunda estratégia de compras para pequenas e médias empresas executarem, a qual consiste na maior precisão de informações no banco de dados.
Como falado no post sobre Estratégias de compras para pequenas e médias empresas e no post anterior sobre a primeira estratégia A Segmentação Aprimorada de Itens nos comprometemos em abordar 3 estratégias de maneira detalhada e como implementá-las na sua empresa.
A realidade do seu banco de dados
Ao decidir quantas peças manter em estoque, a maioria das empresas usa alguma metodologia de cálculo baseada, exclusivamente, na demanda histórica.
Embora esse método funcione para empresas com baixa personalização e alto volume, para indústrias com volumes mais baixos e várias opções de produtos, não é adequado.
Ainda assim, é importante ressaltar que não são apenas os dados que apresentam inconsistências, as ferramentas atuais de ERP e previsão são muitas vezes falhas também.

Como fazer uma boa base de dados
A abordagem da segunda estratégia do SSP trabalha para eliminar os problemas que inviabilizam os métodos de cálculo de estoque convencionais, incorporando os seguintes elementos:
1° – Tenha um período de previsão limitado
Todo ciclo de pedidos contém um período, no qual a empresa não pode aceitar novos pedidos ou alterações para evitar inconsistências no processo atual.
Assim, a metodologia para cálculo de estoque cria previsões para períodos posteriores minimizando erros e suposições e aumenta a precisão das quantidades de pedidos.
2° – Tenha uma metodologia própria para seu dimensionamento e previsão de estoque
Se a previsão de vendas mudar inesperadamente, a sua metodologia de estoque do SSP preverá automaticamente os aumentos ou diminuições necessárias para o nível do pedido de todas as peças.
Nesta dica, é indicado criar fórmulas ou metodologias de outras empresas ou setores para se dimensionar e prever estoque, uma vez que cada organização possui suas próprias especificidades.
Crie a sua própria metodologia e ferramenta. Adaptar também é uma opção.
3° – Tenha dados históricos mais precisos
Diferentemente dos modelos de cálculos utilizados atualmente, sugerimos que seu novo modelo não meça a demanda e o consumo históricos usando uma média em alguns segmentos de lead time de produtos e insumos.
Por exemplo, se o prazo de entrega for de 30 dias, algoritmos (leia-se método de cálculo, dimensionamento…) típicos usarão 12 incrementos para cobrir o histórico de um ano (12 x 30 = 360 dias).
Assim, a nova abordagem sugere o uso de incrementos diários de lead time.
Isso é quase o mesmo que observar 360 incrementos e obter a média.
Neste exemplo, o novo algoritmo seria 30 vezes mais preciso que os algoritmos tradicionais, porque considera incrementos de 360 em vez de 12.

Resultados de uma melhor precisão de dados
Uma empresa que mudou de um algoritmo de estoque tradicional para a abordagem SSP reduziu o número anual de escassez de peças de 1000 para 495 – cerca de 51% – porque previu com mais precisão os níveis de estoque necessários.
Além do mais, na mesma ação, reduziu os níveis de estoque em cerca de 42% e os custos associados em cerca de 6%.
Saber usar seu banco de dados é importante!
Os resultados são consideráveis quando existem dados precisos.
Portanto, com a implantação de análises de dados como forma estratégica em uma empresa, a mesma permite gerar resultados positivos.