Hoje é dia de falar da primeira estratégia para pequenas e médias empresas executarem: A Segmentação Aprimorada de Itens.
Como falado no post sobre Estratégias de compras para pequenas e médias empresas, nos comprometemos em abordar três estratégias de maneira detalhada e como implementá-las no setor de compras da sua empresa.
Portanto, vamos conhecer a primeira tática.
A realidade do seu setor de compras
Grande parte das empresas não seguem uma metodologia definida ao comprar e estocar insumos e matérias-primas.
Geralmente, este cenário é visto em empresas de pequeno e médio porte, principalmente no setor de compras, no qual os compradores cadastram, segmentam seus produtos e fazem projeções e planejamentos elaborados com base na quantidade a ser vendida.
No entanto, as empresas em questão não são focadas na cadeia de suprimentos e nas demandas de insumos dos fornecedores no mercado.
O que é normal!
Normalmente as organizações se concentram nos clientes, não nos fornecedores.
Desta forma, muitas empresas ficam empenhadas em maximizar a demanda para garantir a disponibilidade do produto e seus compradores possuem pouco conhecimento sobre os recursos ou restrições da cadeia de suprimentos.
Portanto, se as empresas e setores de compra não considerarem o lead time em suas decisões de armazenamento, poderão descobrir que os insumos não estarão disponíveis quando necessários para a produção.

Segmentação aprimorada de itens
Após analisar a realidade do setor de compras em uma empresa, a primeira estratégia do SSP vem com o intuito de evitar esses problemas.
Assim, na segmentação aprimorada de itens, as pequenas e médias indústrias, com alta personalização de produtos e com compra em pequena quantidade, devem segmentar as peças em duas categorias: compradas em estoque e compradas por encomenda.
Portanto, a segmentação quando feita corretamente, pode reduzir a falta de produtos e insumos, minimizando o volume e unidades destes mantidos como estoque.
Logo, deve-se focar em três métricas, nas quais consideram-se críticas para a segmentação correta:
- prazo de entrega do cliente: definido como o período entre o recebimento de um pedido e a data de entrega prometida;
- prazo de entrega do fornecedor: contratual e real;
- tempo de corte: calculado como lead time do cliente menos o número de dias necessários para fabricar, processar e entregar um produto.
Como implementar
Para implementar a segmentação aprimorada de itens, as métricas três métricas devem ser levadas em consideração.
Assim, para a implementação, podemos usar o seguinte exemplo:
Se o prazo de entrega do fornecedor para determinado item for maior que o tempo limite/tempo de corte, a peça geralmente deverá ser comprada em estoque.
Caso contrário, pode ser comprado por encomenda.
Tenha em mente que:
“quanto menor o tempo de corte, maior a quantidade de itens em estoque e maior o custo de manutenção de estoque”
Com a implementação, as empresas podem deixar de estocar itens de alto valor pois não possuem dinheiro suficiente ou desejam limitar suas despesas.
Além disso, podem optar também por estocar produtos que sofrem de problemas de qualidade, mesmo que as informações históricas digam que podem ser comprados por encomenda.

Resultados reais
Os resultados desta estratégia são consideráveis.
Segundo as empresas de consultoria McKinsey, esta estratégia resulta em 50% de recategorização de produtos nas empresas e nos setores de compra.
Além do mais, contribui com a melhoria de 10 a 15% no número de entregas no prazo e diminuem os níveis de estoque consideravelmente.
A estratégia de segmentação aprimorada de itens ajuda a eliminar os atrasos na produção que podem ocorrer se um fornecedor enviar uma peça de baixa qualidade, por isso, a segmentação deve ser dinâmica.
Portanto, deve-se atualizar todas as métricas e dados para melhor saber as estratégias a serem adotadas.