Gestão de Compras

Estratégias de compras para pequenas e médias empresas

Você já pensou em estratégias para o setor de compras da sua empresa de pequeno ou médio porte?

Por vezes imaginamos que as estratégias para o setor de compras podem ser aplicadas somente para empresas de grande porte e multinacionais. 

No entanto, no texto de hoje, iremos mostrar para você que qualquer empresa, independente do seu tamanho, deve ter táticas para aquisição de insumos.

Assim, com o intuito de nortear você neste assunto, vamos descrever as melhores estratégias de compras para a sua empresa!

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Prezando por um melhor entendimento, dividimos este artigo em 4 partes, abordando, inicialmente, a problemática e, posteriormente, as estratégias.

Ao final, você encontrará as indicações dos próximos conteúdos.

Os problemas da Cadeia de Suprimentos

Para muitas empresas industriais brasileiras, principalmente as de pequeno e médio porte, os problemas da cadeia de suprimentos são difíceis de lidar.

Geralmente, as empresas em questão têm dificuldade em obter as peças necessárias em baixo volume e alta variedade para dar suporte à fabricação.

Isso se deve, normalmente, porque os fornecedores priorizam seus clientes maiores no atendimento de pedidos, pois as quantidades solicitadas do pequeno e médio empreendedor podem ser pequenas.

Os impactos podem ser devastadores

Os problemas gerados por uma fraca cadeia de suprimentos podem impactar drasticamente a qualidade do produto/serviço, atrasos nas entregas, despesas desnecessárias, quebras de contratos e a relação com o cliente ser prejudicada.

Por consequência, são geradas multas, redução de faturamento e perda da própria reputação da empresa no mercado, entre outros.

Além disso, somando-se aos problemas já citados, vários eventos externos como: pandemias, tensões políticas globais, aumento do protecionismo e tarifas, mudanças na propriedade de matérias-primas, podem prejudicar a cadeia de suprimentos.

Nesse sentido, as indústrias geralmente tentam melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos investindo em novos sistemas empresariais (ERP) e de previsão.

No entanto, na prática os resultados podem ser decepcionantes, uma vez que estes sistemas possuem limitações de ações e não são personalizados conforme a necessidade de cada empresa cliente. 

Assim, muitas empresas combatem essas limitações com maiores compras para aumentar o estoque e garantir que os materiais estejam sempre disponíveis.

Porém, infelizmente essa abordagem produz poucos ganhos e causa um forte aumento no capital de giro.

A solução

Há uma abordagem para pequenas e médias empresas que compram pouco, porém detém um grande rol de insumos ou matéria-prima. 

O método é chamado de “segment, stock, and plan” (SSP) ou traduzindo para o português “segmento, estoque e planejamento” (SEP).

Como o próprio nome sugere, a abordagem se concentra em três elementos: aprimorando a segmentação de peças, aumentando a precisão dos dados de estocagem e incorporando flexibilidade ao processo de planejamento.

Uma importante vantagem é que a abordagem do SEP exige que os fabricantes criem kits virtuais que contêm as peças necessárias para produtos especializados.

Ainda, a nova abordagem não requer investimento em ferramentas ou plataformas e produz melhorias rápidas.

Embora o SEP não elimine completamente os problemas da cadeia de suprimentos, as empresas, normalmente, ao utilizar este método, reduzem a escassez de peças em 50 a 90%, enquanto reduzem o estoque em 15 a 35% abaixo dos níveis históricos.

Portanto, esses benefícios se traduzem em maior entrega no prazo, menores custos de estoque e maior flexibilidade.

As três estratégias do SSP

O método “segment, stock, and plan” (SSP) traz, portanto as próximas três estratégias:

  • Segmentação aprimorada de peças;
  • Maior precisão nos dados de armazenamento/estoque;
  • Planejamento refinado.

Como mencionado anteriormente, os próximos artigos irão abordar essas estratégias de compra de maneira detalhada e como implementá-las na sua empresa.

Para acessá-las, clique em cima dos nomes que você será direcionado para as páginas correspondentes.

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