Você já deve ter pensado em formas de como manter o seu estoque ligado com o restante da empresa, certo?
Para você, empreendedor, é de grande importância avaliar seu negócio regularmente para garantir que você esteja no caminho certo para o sucesso.
Portanto, uma das partes mais importantes do seu empreendimento é o gerenciamento de estoque que, por sua vez, está muito ligado a outros setores, como o de compras..
Desta forma, neste post, apresentaremos para você técnicas básicas de gerenciamento de estoque e de como controlá-lo.
Como você gerencia o seu estoque?
A gestão de estoque empresarial tem como objetivo o controle e organização de produtos disponíveis para venda ou uso interno.
Portanto, quando feito de forma eficaz, o bom gerenciamento do seu armazém reduz os custos de manter o excesso de estoque enquanto maximizam as vendas, além de ter os produtos certos na quantidade certa e evitar que os insumos fiquem sem estoque.
Logo, imprima isso em sua mente:
“Estudar maneiras e estratégias para administrar o estoque do seu negócio é a chave para o sucesso.”
Mas você deve se perguntar: por que isso?
Simples!
O estoque parado é dinheiro parado.
Quando você movimenta seu estoque, o seu financeiro é afetado, positivamente ou negativamente.
Assim, conhecendo estratégias e alinhando o seu estoque com outros departamentos, principalmente o de compras (o que é responsável por adquirir e renovar o estoque), a sua empresa poderá melhor desempenhar projetos e crescer.
Dessa forma, vale ressaltar que para uma boa gestão de estoque necessita de, principalmente, planejamento, controle, análise de desempenho e gerenciamento de fornecedores.

Ações de Controle de Estoque:
Quais estratégias, métodos e ações você implementa no controle de estoque da empresa?
Voltamos a afirmar que trazer novas ações e estratégias para este departamento é de extrema importância.
Mas você sabe por onde começar?
Para te nortear, trouxemos aqui algumas ações de gerenciamento de estoque que podem ser implementadas na sua empresa.
Confira!
Ajuste sua previsão
A previsão objetiva é vital.
Os cálculos de vendas projetadas devem se basear em fatores como números históricos de vendas, tendências de mercado, crescimento e economia previstos, promoções, esforços de marketing, entre outros.
Mantenha um registro preciso
Mantenha um registro detalhado de todos os itens em seu estoque, incluindo quantidades, preços, data de entrada e saída.
Use uma ferramenta de gerenciamento de estoque
Uma planilha ou um software de gerenciamento de estoque (o mais indicado) pode ajudar a manter o controle do seu estoque e fornecer informações precisas em tempo real.
Implemente o ciclo FIFO
Adote a prática de “primeiro a entrar, primeiro a sair” (FIFO) para evitar a obsolescência de produtos.
Neste, as mercadorias devem ser vendidas na mesma ordem cronológica em que foram compradas ou criadas.
Realize inspeções regulares
Verifique regularmente seu estoque para identificar quaisquer problemas, como itens faltantes ou erros de contagem.
Configure alerta
Configure alertas para avisá-lo quando o nível de estoque estiver baixo ou quando for necessário encomendar mais produtos.
Este pode ser configurado nas planilhas de controle ou software de gestão do seu estoque.
Identifique o estoque de baixo giro
Você pode considerar diferentes estratégias para se livrar do estoque parado– como um desconto especial ou promoção – já que o excesso de estoque desperdiça seu espaço e capital.
Assim, se você tem estoque que não foi vendido nos últimos seis a 12 meses, provavelmente é hora de parar de estocar esse item.
Reduza os tempos de reparação dos equipamentos
O maquinário essencial nem sempre está funcionando bem, por isso é importante gerenciar esses ativos. Uma peça quebrada de um maquinário pode custar caro.
Portanto, monitorar seu maquinário e suas peças é crucial para entender seu ciclo de vida, para que você possa estar preparado antes que surjam problemas.
Controle de qualidade
Não importa a sua especialidade, é importante garantir que todos os seus produtos tenham uma ótima aparência e funcionem bem.
Considere o envio direto
Se sua empresa adota métodos de envio direto, você pode vender produtos sem realmente manter o estoque. Dessa forma, você não se preocupa com manutenção de estoque, armazenamento ou atendimento.

E como posso relacionar meu estoque com outros setores da empresa?
Interligar todos os setores da sua empresa tende a trazer benefícios presentes e futuros.
Mas lamentamos informar: isso não tem uma fórmula mágica que vai fazer a sua empresa mudar da água para o vinho em pouco tempo.
Porém, vale ressaltar que existem opções que, se aplicadas conforme a realidade da empresa, podem gerar bons resultados.
Projetos e opções como: alinhamentos frequentes, adoção de sistemas de gestão completos, integração de colaboradores, lideranças comunicativas, times engajados, podem ser o pontapé inicial para a agregação dos setores da empresa.
Você já pensou em como sua empresa pode crescer fazendo isso?
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