Como acontece a gestão de fornecedores da sua empresa?
Inegavelmente, a gestão de fornecedores é um dos assuntos mais estratégicos de uma empresa, visto que ela proporciona garantia de qualidade, redução de riscos, eficiência operacional, conformidade regulatória, entre outros.
Portanto, no presente artigo iremos mostrar para você como realizar a gestão de fornecedores da sua empresa e a importância de uma boa gestão de mesma.
Assim, ao final, você saberá os “porquês” de uma organização gerir estes relacionamentos.
Qual a importância da gestão de fornecedores?
Com um ambiente de negócios cada vez mais complexo, as empresas têm a obrigação de gerenciar seus fornecedores, incluindo os provedores de insumos e matérias-primas, bem como prospecção de novos parceiros.
Isso porque são necessários cada vez mais fornecedores para apoiar a empresa na produção de seus produtos finais e/ou na realização de seus serviços.
Além disso, é de extrema importância que a empresa aborde estratégias de compras específicas para cada segmento e produto, para assim, gerar autoridade em suas negociações e compras.
Deste modo, por diversos benefícios oferecidos, a gestão de relacionamento com fornecedores está cada vez mais inserida nas estratégias comerciais das empresas. Assim, alguns benefícios que podemos citar são:
- Custos mais baixos: gerenciando de uma boa maneira, a organização pode conseguir economias de custos a longo prazo, especialmente nos quesitos disponibilidade, qualidade e atrasos.
- Melhor eficiência: quanto mais tempo de negociações e tratativas, maior tende a ser o relacionamento das partes. Assim, qualquer imprevisto ou problemas podem ser sanados de maneira mais “amigável” entre ambas as partes, fortalecendo ainda mais o relacionamento.
- Cadeia de suprimentos consolidada: quanto mais a organização e o fornecedor entenderem dos negócios uns dos outros, mais poderão ajudar-se.
Sendo assim, é inegável que a gestão de fornecedores se apresenta como uma ótima estratégia para a conquista de melhores preços e prazos.

Como montar sua rede de fornecedores?
Todo produto fabricado na indústria necessita de fornecedores para atender as demandas de matérias-primas e insumos, correto?
Entretanto, as atuais práticas utilizadas para a prospecção de fornecedores tiram a única coisa que o comprador empresarial não possui: tempo.
Fornecedores parceiros e comprometidos com a qualidade e prazos são difíceis de encontrar, e muitas vezes, estes ainda podem falhar.
Logo, é de costume que os compradores tenham pelo menos um ou dois fornecedores a mais para o produto que necessita comprar. Mas como encontrar fornecedores?
Práticas comuns são prospecções via Google, revistas industriais como ABIFA, ABIMAQ, eventos e feiras da indústria.
No entanto, com o avanço da tecnologia, é possível que estas prospecções sejam automatizadas.
Atualmente, é fácil encontrar um padrão de fornecedores que podem atender uma determinada empresa, e assim oferecer uma grande quantidade de fornecedores.
Esta é uma das funcionalidades da Proxpect!
A plataforma de gestão de compras oferece soluções de prospecção e gerenciamento da rede de fornecedores.
Deseja saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas!