Indústria 4.0

Indústria e o modelo de Compras 4.0

O que Compras 4.0 tem a ver com a Indústria 4.0?

T-U-D-O. 

A indústria 4.0 e a tecnologia de compras 4.0 compartilham dos mesmos princípios, ou seja, aplicam em seu modelo: big data, analytics, machine learning, business intelligence e cloud computing.

Com isso, abre-se um imenso leque de oportunidades para as empresas, com avanços na automatização de processos, levando a inovação para produtos e serviços.

Logo, isto possibilita novas estratégias, modelos de negócios e soluções para problemas antigos ou tarefas ordinárias.

Isso é tendência para os próximos anos?

Sem dúvidas! 

No entanto, a mudança na indústria prossegue em ritmo de tartaruga. 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou um estudo o qual cruzou dados de exportação, produtividade e taxa de inovação de vários setores industriais brasileiros e os comparou com o desempenho das 30 maiores economias mundiais.

Assim, os resultados da pesquisa mostraram que dentre 24 setores industriais do país, 14 deles precisam adotar estratégias de automatização e digitalização para se tornarem competitivas tanto no mercado nacional, mas principalmente internacional.

Com isso, o período da tecnologia de Compras 4.0, une estratégia com a tecnologia. 

Assim, o objetivo é simples: potencializar as compras corporativas e divulgar ao setor de que cada real economizado em compras equivale a um real de lucro.

Por que as empresas não implementam a tecnologia de Compras 4.0?

Em síntese, no mercado há uma discrepância entre as indústrias e seus fornecedores, assim como uma mania de ambos em manter a inércia.

De um lado, as indústrias têm de escolher e implementar as novas tecnologias. Porém não o fazem pela inércia. Realizam um mesmo processo a 20 anos, por que mudar agora?

Por outro, os fornecedores também devem submeter-se a modernização e adaptá-la para seus clientes, garantindo que a nova tecnologia entregue o máximo valor possível. 

É neste momento que nasce o problema, no qual ambos os players não tomam atitudes que vão de encontro com a inovação.

Além disso, o mercado tem valorizado mais quem apenas fala desses modismos do que quem realmente produz soluções baseadas nas novas tecnologias

Atualmente predominam organizações com baixo nível de maturidade em compras. 

Segundo o que levantamos em 30 empresas da região sul de Santa Catarina, muitas ainda  usam e abusam de papéis, e-mails, Skype e telefonemas. 

Como consequência, planeja-se pouco e convive-se com muitas improvisações no setor de compras.

E o pior, tudo isto é caro e ineficiente para a empresa.

O que você pode fazer para implementar a Compras 4.0? 

Inicialmente, se você quer implementar tal tecnologia no seu setor de compras, é preciso o mix de duas coisas: profissionais seniores (com experiência de mercado) e pessoas do ramo da tecnologia.

Portanto, as empresas devem investir em capacitação para que seus funcionários estejam preparados para utilizar as tecnologias, e assim, agregarem mais resultados, alinhando suas experiências de mercado.

Quanto à capacitação, cada vez mais exigirá competências de análise, associadas a uma visão mais holística completa da cadeia.

Sabe aquela frase de que conhecimento e experiência ninguém tira de você? 

Pois bem, a tecnologia também não pode tirar… muito pelo contrário, ela irá potencializar seus resultados.

Neste sentido, o conhecimento do negócio e as estratégias financeiras que permeiam as decisões serão ainda muito importantes, assim como competências de relacionamento e negociação interpessoal.

De fato, a área de Compras está caminhando a passos largos para a transformação digital. Então, a automatização de rotinas, digitalização de processos e aplicação de novas tecnologias são obrigatoriedade em sua empresa!

Valor no setor de compras para a próxima década.

A verdade é que as empresas devem levar em consideração que a inovação, e principalmente a abordagem digital, irão alterar TODOS os processos dentro de uma organização.

E no setor de compras não será diferente. Sendo assim, a proposta de valor destas novas soluções estarão em:

  • Aquisições de serviços especializados;
  • Automatização de processos rotineiros;
  • Operacionalização de toda a cadeia de suprimentos;
  • Gerenciamento de fornecedores;
  • Prospecção automática;
  • Indicadores para gestão de compras.

Quais os principais impactos da tecnologia de Compras 4.0 para sua empresa?

O principal impacto da tecnologia está na automatização de atividades manuais, administrativas e operacionais. 

Geralmente essas atividades ordinárias tomam 40% do seu tempo!

Porém, quem domina Compras 4.0 pode ainda usufruir de outras vantagens, como:

  • Controle de estoque eficiente e automatizado;
  • Redução de custos operacionais e na aquisição de matérias-primas ou insumos;
  • Melhor gestão de indicadores;
  • Erradicação de processos ordinários;
  • Aumento na agilidade de tomada de decisão;
  • Melhores estratégias de compra;
  • Eficácia na gestão de dados;
  • Melhor relacionamento com fornecedores;
  • Negociações mais ágeis;
  • Controle de custos.

Eventualmente, a forma como compradores e fornecedores interagem também mudará com o avanço da tecnologia. 

Com a era digital e a automação, passa-se a ter uma relação muito mais colaborativa durante as negociações. Todo o ciclo de compras fica mais ágil, eficaz e flexível, com o atendimento das demandas dentro dos prazos, na qualidade esperada e com menor custo.

Tecnologias usadas na Compras 4.0

Sendo assim, para que sua empresa esteja na era de Compras 4.0, ela deve ter implementada uma ou mais dessas tecnologias:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Business Intelligence (BI); 
  • Blockchain;
  • Big data;
  • Computação em nuvem;
  • Machine learning.

A Proxpect pode ajudar sua empresa a surfar na onda da Compras 4.0!

Você sabia que a Proxpect além de automatizar todo o setor de compras da sua empresa, também traz soluções de gestão de compras? 

Entre em contato com nosso time de especialistas e entenda como!

Compartilhe:

Confira outras postagens

Compras preditivas: como usar dados para antecipar demandas em 2025
Chaves para uma comunicação interna empresarial eficaz
Sustentabilidade em compras
Análise de Pareto
Garanta o sucesso da sua empresa: mantenha o seu estoque ligado a outros setores da empresa
Você é um comprador executor ou um comprador estrategista?

Fale com um especialista e transforme sua gestão

Nossa equipe está pronta para entender suas necessidades e mostrar como a Proxpect pode ajudar sua empresa a reduzir custos e ganhar mais agilidade.

Fale com especialista