O que Compras 4.0 tem a ver com a Indústria 4.0?
T-U-D-O.
A indústria 4.0 e a tecnologia de compras 4.0 compartilham dos mesmos princípios, ou seja, aplicam em seu modelo: big data, analytics, machine learning, business intelligence e cloud computing.
Com isso, abre-se um imenso leque de oportunidades para as empresas, com avanços na automatização de processos, levando a inovação para produtos e serviços.
Logo, isto possibilita novas estratégias, modelos de negócios e soluções para problemas antigos ou tarefas ordinárias.
Isso é tendência para os próximos anos?
Sem dúvidas!
No entanto, a mudança na indústria prossegue em ritmo de tartaruga.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou um estudo o qual cruzou dados de exportação, produtividade e taxa de inovação de vários setores industriais brasileiros e os comparou com o desempenho das 30 maiores economias mundiais.
Assim, os resultados da pesquisa mostraram que dentre 24 setores industriais do país, 14 deles precisam adotar estratégias de automatização e digitalização para se tornarem competitivas tanto no mercado nacional, mas principalmente internacional.
Com isso, o período da tecnologia de Compras 4.0, une estratégia com a tecnologia.
Assim, o objetivo é simples: potencializar as compras corporativas e divulgar ao setor de que cada real economizado em compras equivale a um real de lucro.

Por que as empresas não implementam a tecnologia de Compras 4.0?
Em síntese, no mercado há uma discrepância entre as indústrias e seus fornecedores, assim como uma mania de ambos em manter a inércia.
De um lado, as indústrias têm de escolher e implementar as novas tecnologias. Porém não o fazem pela inércia. Realizam um mesmo processo a 20 anos, por que mudar agora?
Por outro, os fornecedores também devem submeter-se a modernização e adaptá-la para seus clientes, garantindo que a nova tecnologia entregue o máximo valor possível.
É neste momento que nasce o problema, no qual ambos os players não tomam atitudes que vão de encontro com a inovação.
Além disso, o mercado tem valorizado mais quem apenas fala desses modismos do que quem realmente produz soluções baseadas nas novas tecnologias

Atualmente predominam organizações com baixo nível de maturidade em compras.
Segundo o que levantamos em 30 empresas da região sul de Santa Catarina, muitas ainda usam e abusam de papéis, e-mails, Skype e telefonemas.
Como consequência, planeja-se pouco e convive-se com muitas improvisações no setor de compras.
E o pior, tudo isto é caro e ineficiente para a empresa.
O que você pode fazer para implementar a Compras 4.0?
Inicialmente, se você quer implementar tal tecnologia no seu setor de compras, é preciso o mix de duas coisas: profissionais seniores (com experiência de mercado) e pessoas do ramo da tecnologia.
Portanto, as empresas devem investir em capacitação para que seus funcionários estejam preparados para utilizar as tecnologias, e assim, agregarem mais resultados, alinhando suas experiências de mercado.
Quanto à capacitação, cada vez mais exigirá competências de análise, associadas a uma visão mais holística completa da cadeia.
Sabe aquela frase de que conhecimento e experiência ninguém tira de você?
Pois bem, a tecnologia também não pode tirar… muito pelo contrário, ela irá potencializar seus resultados.
Neste sentido, o conhecimento do negócio e as estratégias financeiras que permeiam as decisões serão ainda muito importantes, assim como competências de relacionamento e negociação interpessoal.
De fato, a área de Compras está caminhando a passos largos para a transformação digital. Então, a automatização de rotinas, digitalização de processos e aplicação de novas tecnologias são obrigatoriedade em sua empresa!
Valor no setor de compras para a próxima década.
A verdade é que as empresas devem levar em consideração que a inovação, e principalmente a abordagem digital, irão alterar TODOS os processos dentro de uma organização.
E no setor de compras não será diferente. Sendo assim, a proposta de valor destas novas soluções estarão em:
- Aquisições de serviços especializados;
- Automatização de processos rotineiros;
- Operacionalização de toda a cadeia de suprimentos;
- Gerenciamento de fornecedores;
- Prospecção automática;
- Indicadores para gestão de compras.

Quais os principais impactos da tecnologia de Compras 4.0 para sua empresa?
O principal impacto da tecnologia está na automatização de atividades manuais, administrativas e operacionais.
Geralmente essas atividades ordinárias tomam 40% do seu tempo!
Porém, quem domina Compras 4.0 pode ainda usufruir de outras vantagens, como:
- Controle de estoque eficiente e automatizado;
- Redução de custos operacionais e na aquisição de matérias-primas ou insumos;
- Melhor gestão de indicadores;
- Erradicação de processos ordinários;
- Aumento na agilidade de tomada de decisão;
- Melhores estratégias de compra;
- Eficácia na gestão de dados;
- Melhor relacionamento com fornecedores;
- Negociações mais ágeis;
- Controle de custos.
Eventualmente, a forma como compradores e fornecedores interagem também mudará com o avanço da tecnologia.
Com a era digital e a automação, passa-se a ter uma relação muito mais colaborativa durante as negociações. Todo o ciclo de compras fica mais ágil, eficaz e flexível, com o atendimento das demandas dentro dos prazos, na qualidade esperada e com menor custo.
Tecnologias usadas na Compras 4.0
Sendo assim, para que sua empresa esteja na era de Compras 4.0, ela deve ter implementada uma ou mais dessas tecnologias:
- Inteligência Artificial (IA);
- Business Intelligence (BI);
- Blockchain;
- Big data;
- Computação em nuvem;
- Machine learning.
A Proxpect pode ajudar sua empresa a surfar na onda da Compras 4.0!
Você sabia que a Proxpect além de automatizar todo o setor de compras da sua empresa, também traz soluções de gestão de compras?
Entre em contato com nosso time de especialistas e entenda como!