Gestão de Compras

O que Bob Fifer tem a falar sobre o setor de compras?

Em seu livro “Dobre seus lucros”, Bob Fifer tem muito o que falar sobre o setor de compras das empresas. Seu método já foi aplicado em mais de 100 empresas das 500 maiores companhias norte-americanas selecionadas pela Fortune.

Formado pela Harvard College e Harvard Business School, Fifer é diretor-presidente da empresa de consultoria Fifer Associates e aconselha empresários a maximizar seus lucros.

O método Bob Fifer

No livro “Dobre seus lucros”, Bob Fifer mostra que as empresas menos lucrativas ou com baixo lucro, inevitavelmente acabam na mediocridade, seja no aspecto moral, na qualidade dos seus produtos, entre outros.

Neste sentido, o foco do autor é impulsionar os lucros da empresa, e consequentemente, fazer a empresa se destacar no mercado. 

De acordo com Bob, as empresas devem superar os competidores em relação aos custos estratégicos e não medir esforços para cortar os custos não-estratégicos.

Mas em relação ao lucro, como a empresa se destaca?

Simples, estas usufruem de dinheiro em caixa para valorizar os seus funcionários, investir em desenvolvimento profissional, em novos produtos, tecnologias e marketing, por exemplo.

Os três pilares

Portanto, as empresas devem trabalhar em três pilares:

  1. Sua cultura (aborda a meritocracia);
  2. Seus custos (aborda estratégias para o setor de compras);
  3. Suas vendas (aborda técnicas de venda).

E o melhor de tudo?! Ao focar nestes três pilares, em média de seis meses ou menos, é o tempo que você leva para diminuir seus custos e aumentar as suas vendas, jogando os resultados da sua empresa nas alturas!

Mas afinal, o que Bob Fifer fala sobre o setor de compras?

Como o foco aqui é o setor de compras, vamos focar no segundo pilar: Seus custos, com estratégias para o setor de compras. 

Em poucas palavras, Bob Fifer vê o setor de compras como uma ótima oportunidade para aumentar seus lucros em até 20% em determinadas ocasiões.

O que se deve ter em mente é que as empresas têm a obrigação de diminuir seus gastos com custos não-estratégicos, ou seja, aqueles custos que não geram negócios de maneira direta ou clara e existem apenas para a empresa funcionar e cumprir suas obrigações.

As regras de cortes valem não somente para os momentos de “vacas magras”, mas também nos momentos bons. Ou seja, a empresa não pode medir esforços para reduzir ao máximo os custos não-estratégicos.

Dicas para cortar gastos no seu setor de compras e contribuir com os lucros

O livro de Bob Fifer “Dobre seus lucros” traz algumas dicas para você cortar seus gastos no setor de compras e, consequentemente, gerar lucro para a sua empresa.

Confira:

1° – Não existem custos intocáveis

Em outras palavras, qualquer custo pode ser eliminado, a menos que se prove ao contrário.

2° – Corte o custo primeiro e só depois recorra às perguntas

Por exemplo, estabeleça um corte de 10% nos insumos e nos gastos do seu setor de compras. Após isso, pergunte se foi um corte alto ou baixo.

Lembre-se que as pessoas se adaptam e irão se adaptar se a mensagem de redução de custo for firme. A cautela do gestor na hora de cortar custos pode ser um grande erro.

3° – Comece onde dói menos, ou seja, nos fornecedores

Aqui reside uma das maiores oportunidades para redução de custo e que pode gerar lucros a empresa imediatamente. 

Negocie, prospecte, faça pesquisa de mercado, seja organizado e coerente e estabeleça o preço a pagar aos produtos e serviços de fornecedores.

4° – Tome decisões rápidas

Não perca tempo analisando pilhas de dados, se você não precisar deles de fato. Conforme Bob Fifer, a maioria das decisões se pode ter em 1 a 2 min se o gestor tiver bom discernimento e experiência.

De acordo com o Livro em questão, um bom gestor faz 1% do trabalho, mas contribui com 50% do valor da empresa, pois, seu discernimento para tomar boas decisões gera lucros.

5° – Adote uma política de autorização prévia

Por parte dos superiores e de qualquer tipo de custo extra, como contratação, aquisição de materiais e etc.

6° – Determine alguém da diretoria ou alta gerência para negociar redução de preços com os fornecedores

Muitos compradores, por terem uma relação longa com fornecedores, podem não se sentirem à vontade em pedir descontos ou maiores prazos.

Portanto, determine pessoas diferentes para as negociações e garanta que essa pessoa analise os custos dos fornecedores minuciosamente.

Outra pessoa negociando com os fornecedores que não seja o comprador, evita vícios e quebra a relação que compradores têm naturalmente com fornecedores.

Outras dicas do autor…

Para finalizar, Bob Fifer ainda discorre sobre outras maneiras para se conseguir redução em custos, sendo elas: 

  • Corte e congelamento junto a fornecedores estratégicos;
  • Prolongamento de prazos de pagamento;
  • Tornar escasso os recursos humanos da empresa visando a eficiência e eficácia da mesma.

Conclusão

Após este conteúdo, temos como principal conclusão que o corte de gastos e a geração de lucro são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa.

Você sabia que a Proxpect pode ajudar a cortar custos no setor de compras e aumentar o lucro da sua empresa? 

A Plataforma de Gestão de Compras da Proxpect está muito alinhada às dicas que o respeitadíssimo Bob Fifer nos trouxe, trazendo gestão de dados rápida e ágil do setor, a prospecção e o aumento da sua probabilidade em reduzir custos com fornecedores e ser mais assertivo na sua compra!

Quer saber mais? Nos contate!

Estamos à sua espera!

Compartilhe:

Confira outras postagens

Compras preditivas: como usar dados para antecipar demandas em 2025
Chaves para uma comunicação interna empresarial eficaz
Sustentabilidade em compras
Análise de Pareto
Garanta o sucesso da sua empresa: mantenha o seu estoque ligado a outros setores da empresa
Você é um comprador executor ou um comprador estrategista?

Fale com um especialista e transforme sua gestão

Nossa equipe está pronta para entender suas necessidades e mostrar como a Proxpect pode ajudar sua empresa a reduzir custos e ganhar mais agilidade.

Fale com especialista