Gestão de Compras

Você tem certeza de que está comprando do fornecedor certo?

Você tem certeza de que está comprando do fornecedor certo?

É comum encontrar um fornecedor que atenda as expectativas do momento e continuar comprando deste em anos devido a confiança.

No entanto, um fornecedor confiável não é o responsável de um histórico impecável com sua empresa.

Imagino que agora você deve estar se perguntando: Como posso encontrar o fornecedor certo?

Comprar bem: estratégias, táticas e operações

Para realizar uma boa compra precisamos da conjugação de 5 fatores primordiais e que estão inter-relacionados. São eles:

  1. Lista de fornecedores confiáveis;
  2. Cotações para verificação se o custo de aquisição é suportado pela cadeia econômica da empresa;
  3. Produto comprado na qualidade planejada;
  4. Acuracidade nas entregas dos produtos comprados;
  5. Sistema de compras com velocidade e confiabilidade para manter o gerenciamento dos fornecedores e logística.

Vamos conversar um pouco sobre esses fatores de forma desmembrada e realizar um inter-relacionamento de suas informações de forma útil e eficaz.

1° – Lista de fornecedores confiáveis

“Um fornecedor confiável não é o detentor de um histórico impecável com sua empresa.”

Se você avaliar apenas o conceito que sua empresa tem de determinado fornecedor, pode ocasionar erros de avaliação e você não irá usufruir de benefícios de produtos ou serviços ofertados no mercado.

Não podemos “fechar” nossa carteira de fornecedores a médio e longo prazo.

É necessário estar atento às oportunidades geradas em meio à crise, principalmente relativas a ofertas de preços ou de prazos curtos de entrega.

Assim, confira esta dica valiosa

Para organizar uma lista confiável, primeiramente deve-se criar os “critérios de confiança” que definem a forma de análise de um fornecedor que a empresa utiliza.

Portanto, com esse conjunto de informações estabelecidas, é necessário buscar fornecedores, atuais ou não, para suprir necessidades.

Para isso, é necessário criar meios para estabelecer novas comparações e obter informações fundamentais na tomada de decisão.

2° – Cotações para verificação se o custo de aquisição é suportado pela cadeia econômica da empresa

Manter um rol de fornecedores é muito importante. Porém, manter os valores de aquisição em controle é mais importante ainda.

Saber de quem se compra é uma ótima forma de gerir uma cadeia de fornecedores.

No entanto, saber como esses fornecedores operam com suas políticas de preços, prazos de pagamento, entregas e garantias é crucial para manter a saúde econômica de uma empresa.

Acompanhar a evolução dos preços de determinado item gera um grande trabalho para os profissionais de compras.

Assim, a presente ação proporciona uma visão clara da volatilidade de preços e padrões de negociação, bem como a compreensão do funcionamento do mercado.

O conhecimento do perfil de impacto em custeio dos itens a serem adquiridos pelo comprador é de vital importância em um momento de negociação.

Desta forma, o profissional de compras necessita desenvolver uma habilidade de análise de impacto na cadeia de custos e sua repercussão em margens e preços de venda.

Com essa ação, a compra pode ser mais bem trabalhada durante o processo de negociação, permitindo uma oportunidade de melhorar o desempenho econômico e de prever e reduzir eventuais problemas vindos de custos altos.

3° – Produto comprado na qualidade planejada

Saber o que comprar é primordial.

Em qualquer processo de negociação, é necessário que você saiba responder a seguinte pergunta:

O que vou negociar é uma mercadoria ou matéria-prima de primeira, segunda ou terceira linha de qualidade?

Para que o esforço do comprador seja satisfatório, é preciso compreender exatamente o que lhe é solicitado a termos de qualidade dos itens objetivos de compras.

Caso essas informações estejam equivocadas ou não evidentes, o processo de compra passa a ser de alto risco do ponto de vista de custos e processos.

Posto isso, existem diferenças gigantescas entre itens de qualificações diferentes. São elas:

  • Desempenho em processos de produção;
  • Longevidade de utilização pelos usuários ou clientes;
  • “Prazo de vida” pré-definidos;
  • Desgaste ou obsolescência.

Em geral, temos uma diversidade de informações sobre os itens e suas aplicações. Desta forma, o comprador precisa ter certeza do que vai comprar.

Portanto, a não definição desse perfil de qualidade almejada pode elevar o custo de aquisição ou gerar “quebras” em processos, levando ao aumento de despesas e ineficiência, agravando o sistema econômico da empresa e podendo inviabilizar a operação de produção/vendas de determinado produto.

4° – Rigor nas entregas dos produtos comprados

Com a constante demanda de “quase tudo”, o mercado está desafiador.

No entanto, as posições de fornecimento encontram-se comprometidas, dificultando o provisionamento preciso e eficaz das datas de entregas dos itens comprados.

A dificuldade em abastecer é tremenda, muitas vezes recebemos os pedidos no prazo, porém sem as quantidades realmente compradas, ou seja, recebemos apenas parte do pedido.

Portanto, o controle desse fator é fundamental para manter as operações das empresas compradoras em normalidade.

Cada vez mais, o profissional de compras deve empenhar-se em controles logísticos e operacionais, mantendo o seu dia de trabalho calmo e abrindo a retaguarda para perdas e caos no abastecimento.

5° – Sistema de compras com velocidade e confiabilidade para manter o gerenciamento dos fornecedores e logística

Ser eficiente é a ordem, mas ser eficaz é primordial para o sucesso.

Portanto, utilizar formas de comprar que permitam estabelecer análises anteriores e posteriores sobre os fornecedores, produtos e operações é, sem sombra de dúvidas, um fator diferencial para determinar o sucesso ou não de uma operação de compras.

Buscar ferramentas inovadoras e com grande habilidade de gestão, como a Proxpect, é essencial para manter uma saúde operacional e controles em compras.

Quanto mais sistematizado e confiável o processo melhor o desempenho, gera menos estresse operacional e comportamental.

Monitorar muitos fornecedores é difícil e toma tempo.

Por esse motivo, soluções, como a Proxpect, surgem com o intuito de facilitar a rotina dos compradores e trazer mais segurança a todo o processo, visando garantir a gestão e assertividade de uma compra.

Saber de quem e como se compra é uma informação que agrada aos “olhos” e “bolsos” de gestores.

Portanto, um setor de compras estruturado com base em um software, passa a possuir uma vantagem estratégica e operacional. Este sistema deve ter características como:

  • permissão para estabelecer cotações;
  • comparativos entre fornecedores;
  • ranqueamento de eficiência;
  • determinação de margens de resultados;
  • relatórios de desempenho do setor;
  • viabilização de negociação em grupo;
  • contratação de fretes.

Conclusão

As empresas contam com um rol de informações, que por muitas vezes, é difícil de organizar e mensurar. Isso causa trabalho excessivo e retrabalhos dos setores de compras, materiais e logística.

Portanto, com a utilização de uma ferramenta como a Proxpect, muitas dessas barreiras são quebradas e a empresa e seus profissionais ficam protegidos de operações manuais, pois agora, em meio eletrônico, estes ganham confiabilidade, velocidade e acurácia.

Conheça a Plataforma de Gestão de Compras da Proxpect!

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